O trabalho de Muntadas aborda temas sociais, políticos e de comunicação, como a relação entre o espaço público e privado dentro de determinados contextos sociais, ou os canais de informação e a forma como são utilizados para censurar ou disseminar ideias. Apresenta seus projetos em diversos meios, como fotografia, vídeo, publicações, internet, instalações e intervenções em espaços urbanos.

 

Muntadas ministrou e dirigiu seminários em diversas instituições da Europa e dos Estados Unidos, incluindo a Escola Nacional de Belas Artes de Paris e de Bordeaux e Grenoble, a Universidade da Califórnia em San Diego, o Instituto de Arte de São Francisco, a Cooper Union de Nova York, a Universidade de São Paulo, a CAFA em Pequim e a Universidade de Buenos Aires. Além disso, foi artista residente e professor em diversos centros de pesquisa e educação, como o Visual Studies Workshop em Rochester, o Banff Centre em Alberta, Arteleku em San Sebastián, o Studio National des Arts Contemporains Le Fresnoy e a Universidade de Western Sydney. Destaca-se sua longa trajetória como professor convidado do Programa de Artes Visuais na Escola de Arquitetura do MIT em Cambridge (1977-2014). Atualmente, é professor na Universidade IUAV de Veneza.

 

Muntadas também ofereceu conferências e seminários em diversas instituições da Ásia e da Austrália ao longo de 2023, incluindo a School of Creative Media (Hong Kong), o Vietnam National Institute for Culture and Arts Studies (VICAS, Hanói), o Centre of Visual Art (University of Melbourne) e a School of Art & Design (University of New South Wales, Sydney). Em 2023, também ministrou uma conferência como professor convidado no programa "La construction de la Peur / Media Architecture Projects", organizado pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e pelo Centre Pompidou (Paris).

 

Recebeu prêmios e bolsas de diversas instituições, como a John Simon Guggenheim Memorial Foundation, a Rockefeller Foundation, o National Endowment for the Arts, o New York State Council on the Arts, o Ars Electronica em Linz, o Laser d’Or em Locarno, a bolsa de criação artística concedida pela Fundação Juan March em 1977, o Premi Nacional d’Arts Plàstiques concedido pela Generalitat da Catalunha e o Prêmio Nacional de Artes Plásticas de 2005. Em 2009, recebeu o Prêmio Velázquez de Artes Plásticas, concedido pelo Ministério da Cultura da Espanha.

 

Expôs em diversos museus, incluindo o MoMA de Nova York, o Berkeley Art Museum da Califórnia, o Musée d’Art Contemporain de Montreal, o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía de Madri, o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Museu d’Art Contemporani de Barcelona. No que se refere a certames internacionais, destacam-se sua participação nas edições VI e X da Documenta de Kassel (1977, 1997), na Whitney Biennial of American Art (1991) e na 51ª Biennale di Venezia (2005), além das Bienais de São Paulo, Lyon, Taipei, Gwangju e Havana.

 

Entre suas exposições individuais mais recentes incluem: Lugar Público, Sesc Pompeia, São Paulo, Brasil (2025); Sobre/About, Asia Museo Casa de la Moneda, Madrid, Espanha (2025); Glass Project, Shanghai Museum of Glass, China (2025); Paratopias, Prats Nogueras Blanchard (2024); Signals; How Video Transformed the World, MoMA, EUA (2023); Exercises on Past and Present Memories, Ateneo de Manila, Filipinas (2022); Exercises on Past and Present Memories, Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, Sevilha, Espanha (2022); On Translation: Açik Radyo, Istambul (2022); Muntadas: Interconnessioni, Museu de Arte Moderna di Bologna, Itália (2020); Palavras, Palavras..., Galeria Luisa Strina, São Paulo (2020); Exposição no Artium, Espanha (2019); Exposição no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, Portugal (2019); Estrategias del desplazamiento, MEIAC, Badajoz, Espanha (2018); Asian Protocols: China, Pequim, China (2018); About Academia, Universidade de Sevilla (2017); In Girum Revisited, Haus der Kulturen der Welt, Berlim, Alemanha (2017); Asian Protocols, Tóquio, Japão (2016). 

 

Destacam-se sua presença na 17ª Bienal de Istambul, Istambul, Turquia (2022); 72 Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica, Veneza, Itália (2015); VII Bienal de La Habana, Cuba (2000); Documenta X, Kassel, Alemanha (1997).