Cinthia Marcelle
N. 1974, Belo Horizonte, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo
Temporário - da série Zona Temporária , 2011
vitrine, alumínio, espelho e lâmpada fluorescente
[showcase, aluminum, mirror and fluorescent lamp]
[showcase, aluminum, mirror and fluorescent lamp]
220 x 150 x 19 cm
86 5/8 x 59 x 7 1/2 in
86 5/8 x 59 x 7 1/2 in
19179
Copyright The Artist
Inspirado na estética das vitrines provisoriamente desativadas dos grandes centros urbanos, Temporário é um trabalho que lida com a transposição deste gesto para a colagem. Uma vitrine de grande escala, iluminada por dentro, trancada, mas que, em vez de algum produto à mostra, traz somente grandes folhas de papel.
Esta série foi criada no contexto da recessão de 2008, quando se observava o fechamento de lojas e vitrines cobertas por papéis. Cinthia Marcelle flagra de maneira poética esse momento de suspensão, de dúvida, causado pelo abalo no mercado como a entidade que dita todas as regras do jogo. Ou seja, a vitrine ocupa um espaço entre dúvidas, espera e interrogação. A partir dessa realidade, ela explora a ideia de espaços temporários e transitórios. Em muitos de seus trabalhos, Cinthia Marcelle propõe outras formas de ver e organizar a sociedade, desafiando a hierarquia tradicional dos objetos. O olhar do espectador é deslocado para a superfície, onde o que se torna visível são materiais como o papel kraft, a pintura sobre o vidro ou o alumínio, embaralhando as expectativas visuais. Essa fusão entre o visível e o invisível, entre fundo e frente, é uma preocupação recorrente na obra da artista, presente também em outras séries e intervenções.
[Inspired by the aesthetics of the temporarily disabled showcases of large urban centers, Temporário [Temporary] is a work that he deals with the transposition of this gesture to the collage. A large-scale showcase, illuminated from the inside, locked, but instead of some product on display, it carries only large sheets of paper.
This series was created in the context of the 2008 recession, a time when store closures and storefronts covered with paper became a common sight. Cinthia Marcelle poetically captures this moment of suspension, of doubt, caused by the shock in the market as the entity that dictates all the rules of the game. The showcase occupies a space between doubt, waiting and interrogation. Drawing from that reality, the artist explores the idea of temporary and transitional spaces. In much of her work, Cinthia Marcelle proposes alternative ways of seeing and organizing society, challenging traditional hierarchies of objects. The viewer’s gaze is redirected to the surface, where materials such as kraft paper, paint on glass, or aluminum become the focal points, disrupting visual expectations. This merging of the visible and invisible, background and foreground, is a recurring concern in the artist’s practice, present in other series and interventions as well.]