Luisa Strina
Skip to main content
  • Menu
  • Home
  • Artistas
  • Exposições
  • Vídeos
  • viewing rooms
  • Sobre
  • PT
  • EN
Menu
  • PT
  • EN

Artworks

Open a larger version of the following image in a popup: Cildo Meireles, Shit Coin, 2017/2019 Imagem Name: Cildo_Meireles-1@EdouardFraipont05022020_fm.jpg
Open a larger version of the following image in a popup: Cildo Meireles, Shit Coin, 2017/2019 Imagem Name: Cildo_Meireles-1@EdouardFraipont05022020_fm.jpg

Cildo Meireles N. 1948, Rio de Janeiro, Brasil
Vive e trabalha em Rio de Janeiro, Brasil

Shit Coin, 2017/2019
materiais diversos
[mixed material]
moeda [coin]: ø 2 cm | ø 3/4 in
caixa fechada [closed box]: 3 x 5 x 6 cm | 1 1/8 x 2 x 2 3/8 in
Edition of 1100
© artista [the artist]

Further images

  • (View a larger image of thumbnail 1 ) Thumbnail of additional image
  • (View a larger image of thumbnail 2 ) Thumbnail of additional image
"Shit Coin (2017) é um dos trabalhos mais recentes de Cildo Meireles (Rio de Janeiro, 1948). A obra é pensada como parte da série 'Inserções em circuitos antropológicos', na qual, ao produzir objetos análogos àqueles que se encontram em circulação no mercado - embora alterados, como se para causar distúrbios no sistema de trocas global -, o artista incentiva novos comportamentos ao subverter os sistemas de circulação. Uma parte essencial do trabalho de Cildo é predicada no questionamento da ideia de valor, propondo a relatividade do valor monetário (Zero cruzeiro, 1974–78; Zero centavo, 1974–78; Zero dólar, 1978–84; Zero cent, 1974–78; Zero real, 2013; Eppur si muove, 1991), and often short-circuiting the art market’s very notion of value (Árvore do dinheiro [Money Tree], 1969). É nesse contexto que surge 'Shit Coin', uma moeda estrangeira feita de vários materiais, incluindo fezes humanas. É uma poderosa combinação de ironia e fetichismo do objeto artístico - cuja referência básica é 'Merda de artista' (1961) de Piero Manzoni - com a crítica da desmaterialização do valor e dos processos especulativos do sistema financeiro internacional, simbolizado pela Bitcoin, que liga a riqueza à especulação predatória ao invés da manufatura e do trabalho real." (Diego Matos and Guilherme Wisnik (Cildo Meireles, Cahiers d'Art, 2022)
Anterior
|
Próximo
26 
de  544

Rua Padre João Manuel, 755

São Paulo, Brasil

 

segunda a sexta, 10h—19h

sábado, 10—17h

Contato

+55 11 3088–2471

contato@luisastrina.com.br

 

Políticas de Privacidade

Youtube, opens in a new tab.
Instagram, opens in a new tab.
Join the mailing list
Artsy, opens in a new tab.
Gerenciar cookies
Copyright © 2025 Luisa Strina
Site produzido por Artlogic

Este site usa cookies
Este site usa cookies para ajudar a torná-lo mais útil para você. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa Política de Cookies.

Gerenciar cookies
Accept

Preferências de cookies

Check the boxes for the cookie categories you allow our site to use

Cookie options
Requerido para o funcionamento do site e não pode ser desativado.
Melhore sua experiência no site armazenando as escolhas que você faz sobre como ele deve funcionar.
Permita-nos coletar dados anonimizados de uso para melhorar a experiência em nosso site.
Permita-nos identificar nossos visitantes para que possamos oferecer marketing personalizado e direcionado.
Salvar preferências
Close

Luisa Strina Mailing List

Inscreva-se

Para receber em primeira mão novidades a respeito da nossa exposições, viewing rooms, eventos e notícias, inscreva-se na nossa Newsletter.
SIGNUP

* denota campos obrigatórios

We will process the personal data you have supplied in accordance with our privacy policy (available on request). You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.