Luisa Strina
Skip to main content
  • Menu
  • Home
  • Artistas
  • Exposições
  • Vídeos
  • viewing rooms
  • Sobre
  • PT
  • EN
Menu
  • PT
  • EN

Artworks

Open a larger version of the following image in a popup: Thiago Honório, Bala, 2015 / 2017 Imagem Name: webThiago_Honorio_SESC_Frestas-21@EdouardFraipont.jpg

Thiago Honório N. 1979, Carmo do Paranaíba, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil

Bala, 2015 / 2017
boneco-bandeja de doces de aniversários dos anos 1970 em escala natural 1:1; balas de coco embrulhadas em papel de bala rococó em cores sortidas
1,80 m x 30 cm
2/3
19117
© artista [the artist]
versão tamanho humana da obra 14510 Bala consiste num baleiro construído em escala natural, cujo corpo – que toma como referência um boneco-bandeja de mesas de aniversário infantis durante os chamados “anos de chumbo”, 1964-85 – é formado por bandejas elípticas de madeira e metal recheadas de balas de coco, embrulhadas em papel de balas rococó de cores sortidas. Em alguma medida, a pirueta semântica do título deste breve texto está contida no trabalho e o anima (a palavra coco, por exemplo, de certo modo está contida na palavra rococó, sem o acento agudo). As mãos do boneco foram esculpidas em escala humana natural; sua indumentária é constituída por tules e fitas – os babados da gola e das mangas – e pelos papéis rococó que embalam as balas que o revestem. Trata-se de uma pantomina patética e imóvel, que pode ser vista e comida pelo público. Menciono uma passagem de Fábio de Souza Andrade sobre a peça Fim de partida, de Samuel Beckett (1906-1989), que inspirou a realização deste trabalho: “Há também a linhagem dos clowns que trazem a corda bamba junto ao chão e se ocupam de exibir os limites humanos projetando luz sobre a falha e o fracasso” 1 ; e, também, a lembrança do que me ensinou Denise Stoklos, em 2003: “O palhaço é aquele que ri da insuficiência humana”, ao que eu acrescentei: a começar pela sua autoinsuficiência. Bala foi concebido em 2014 e produzido entre 2016 e 2017, em meio ao cenário apocalíptico do pós-golpe contra o governo Dilma Rousseff (2011-2016), e apresentado no âmbito da mostra Trienal Frestas: Entre acontecimentos e pós-verdades, no SESC Sorocaba, em Sorocaba, SP, em 2017. Em Bala, interessou-me, também, ver o trabalho acontecendo no corpo do outro, sendo introduzido no corpo do público espontâneo, na boca dele, antropofagicamente devorado, desembalado, mordido, mastigado, degustado, saboreado, comido2 ; as costelas aparentes do baleiro-palhaço de 1,80 m de altura, as bandejas que constituem seu corpo, reviradas, remexidas, com balas sobrando somente na “panturrilha” e nos “ombros”; e, ver também, os papéis de embrulho rococó do doce nos cestos de lixo ou nos arredores do SESC Sorocaba. Penso no clown como aquele que ri da insuficiência humana – como me ensinou Denise Stoklos –, a começar pela sua própria. Penso nas imagens de vestir, no baleiro de festas dos anos 1970 brasileiros que tomei como matriz para a construção de Bala, reconstruído agora em escala 1:1, e no quanto ele atesta seu inacabamento a partir da decrepitude física, do corpo de bandejas fisicamente mutilado do boneco. Seu esqueleto aparente denuncia bandejas elípticas vazias que constituem um ser inanimado, imóvel, descontínuo, em constante estado de negação na medida em que vai ao encontro dos corpos de outrem, continuamente fundindo-se a eles e se encontrando, portanto, em constante processo de transformação. Num trabalho que também fala de falta, lacuna, ausência, que bom que foi – e é – poder presenciar isso. Thiago Honório, agosto de 2017. 1 ANDRADE, Fábio de Souza. “Matando o tempo: O impasse e a espera”. In: BECKETT, Samuel. Fim de partida. São Paulo: Cosac Naify, 2002. 2 Tive o privilégio de ver as balas de coco sendo desvestidas do papel rococó pelo público. Pude vê-lo comendo a obra e, de algum modo, sentir a vibração do trabalho no corpo de outrem.
Leia mais

Exposições

2017 Bienal Frestas, Sesc Sorocaba, Brasil
Anterior
|
Próximo
439 
de  544

Rua Padre João Manuel, 755

São Paulo, Brasil

 

segunda a sexta, 10h—19h

sábado, 10—17h

Contato

+55 11 3088–2471

contato@luisastrina.com.br

 

Políticas de Privacidade

Youtube, opens in a new tab.
Instagram, opens in a new tab.
Join the mailing list
Artsy, opens in a new tab.
Gerenciar cookies
Copyright © 2025 Luisa Strina
Site produzido por Artlogic

Este site usa cookies
Este site usa cookies para ajudar a torná-lo mais útil para você. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa Política de Cookies.

Gerenciar cookies
Accept

Preferências de cookies

Check the boxes for the cookie categories you allow our site to use

Cookie options
Requerido para o funcionamento do site e não pode ser desativado.
Melhore sua experiência no site armazenando as escolhas que você faz sobre como ele deve funcionar.
Permita-nos coletar dados anonimizados de uso para melhorar a experiência em nosso site.
Permita-nos identificar nossos visitantes para que possamos oferecer marketing personalizado e direcionado.
Salvar preferências
Close

Luisa Strina Mailing List

Inscreva-se

Para receber em primeira mão novidades a respeito da nossa exposições, viewing rooms, eventos e notícias, inscreva-se na nossa Newsletter.
SIGNUP

* denota campos obrigatórios

We will process the personal data you have supplied in accordance with our privacy policy (available on request). You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.