Anna Maria Maiolino
N. 1942, Scalea, Itália
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil
Sem Título, da série Grandes Ausentes, 2014
gesso moldado
[molded plaster]
[molded plaster]
Ø 45 x 7 cm
Ø 17 3/4 x 2 3/4 in
Ø 17 3/4 x 2 3/4 in
19297
© artista [the artist]
Se nos anos 1970 o negativo se expressa numa cartografia afetiva-espacial, agora com as séries À sombra do outro; É o que falta; Ausentes; Outros, objetos escultóricos de cimento moldado, trabalhos em processos, iniciados em 1993, o negativo é corpo da obra.
Os títulos destas obras referem-se à existência do oposto, o positivo ausente, o que se separou do negativo. Eles formavam um só corpo em um dado momento do processo da execução da escultura moldada. Portanto esta obra incorpora o processo de trabalho: o molde, a matriz. Constroem-se estas obras matriciais dignificando o que é esquecido, a matriz destruída no processo de moldagem na hora que vem a luz, o positivo. Agora, o negativo é elevado a estatuto de obra de arte e com toda primazia. Estes trabalhos ocos, repetidos, também são uma aproximação ao culto cavernicolo, o culto do princípio feminino, um resíduo da obsessão aborígine da humanidade de refugiar-se em alguma gruta do ventre materno da terra – aquela que alimenta e que nos acolhe depois da morte. Afinal, podem-se fazer inúmeras analogias importantes entre o oco da matriz do molde e a greta da terra, enquanto geradoras. De toda forma, o princípio destas para o devaneio das metáforas é o mesmo: a argila – a terra. Anna Maria Maiolino, 1996
Luisa Strina Mailing List
Inscreva-se
* denota campos obrigatórios
We will process the personal data you have supplied to communicate with you in accordance with our Políticas de Privacidade. You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.