Luisa Strina
Skip to main content
  • Menu
  • Home
  • Artistas
  • Exposições
  • Vídeos
  • Viewing rooms
  • Sobre
  • PT
  • EN
Menu
  • PT
  • EN

Artworks

Open a larger version of the following image in a popup: Anna Maria Maiolino, Sem Título, da série Grandes Ausentes, 2014

Anna Maria Maiolino N. 1942, Scalea, Itália
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil

Sem Título, da série Grandes Ausentes, 2014
gesso moldado
[molded plaster]
Ø 45 x 7 cm
Ø 17 3/4 x 2 3/4 in
19297
© artista [the artist]
Enquire
%3Cdiv%20class%3D%22artist%22%3EAnna%20Maria%20Maiolino%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22title_and_year%22%3E%3Cspan%20class%3D%22title_and_year_title%22%3ESem%20T%C3%ADtulo%2C%20da%20s%C3%A9rie%20Grandes%20Ausentes%3C/span%3E%2C%20%3Cspan%20class%3D%22title_and_year_year%22%3E2014%3C/span%3E%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22medium%22%3Egesso%20moldado%3Cbr/%3E%0A%5Bmolded%20plaster%5D%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22dimensions%22%3E%C3%98%2045%20x%207%20cm%3Cbr/%3E%0A%C3%98%2017%203/4%20x%202%203/4%20in%3C/div%3E
Se nos anos 1970 o negativo se expressa numa cartografia afetiva-espacial, agora com as séries À sombra do outro; É o que falta; Ausentes; Outros, objetos escultóricos de cimento moldado, trabalhos em processos, iniciados em 1993, o negativo é corpo da obra. Os títulos destas obras referem-se à existência do oposto, o positivo ausente, o que se separou do negativo. Eles formavam um só corpo em um dado momento do processo da execução da escultura moldada. Portanto esta obra incorpora o processo de trabalho: o molde, a matriz. Constroem-se estas obras matriciais dignificando o que é esquecido, a matriz destruída no processo de moldagem na hora que vem a luz, o positivo. Agora, o negativo é elevado a estatuto de obra de arte e com toda primazia. Estes trabalhos ocos, repetidos, também são uma aproximação ao culto cavernicolo, o culto do princípio feminino, um resíduo da obsessão aborígine da humanidade de refugiar-se em alguma gruta do ventre materno da terra – aquela que alimenta e que nos acolhe depois da morte. Afinal, podem-se fazer inúmeras analogias importantes entre o oco da matriz do molde e a greta da terra, enquanto geradoras. De toda forma, o princípio destas para o devaneio das metáforas é o mesmo: a argila – a terra. Anna Maria Maiolino, 1996
Anterior
|
Próximo
429 
de  596

LUISA STRINA

Rua Padre João Manuel, 755

01411-001 São Paulo, Brasil

Segunda a sexta, 10h—19h

Sábado, 10h—17h

+55 11 3088–2471

contato@luisastrina.com.br

Youtube, opens in a new tab.
Instagram, opens in a new tab.
Join the mailing list
Artsy, opens in a new tab.
Políticas de Privacidade
Gerenciar cookies
Copyright © 2025 Luisa Strina
Site produzido por Artlogic

Este site usa cookies
Este site usa cookies para ajudar a torná-lo mais útil para você. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa Política de Cookies.

Gerenciar cookies
Accept

Preferências de cookies

Check the boxes for the cookie categories you allow our site to use

Cookie options
Requerido para o funcionamento do site e não pode ser desativado.
Melhore sua experiência no site armazenando as escolhas que você faz sobre como ele deve funcionar.
Permita-nos coletar dados anonimizados de uso para melhorar a experiência em nosso site.
Permita-nos identificar nossos visitantes para que possamos oferecer marketing personalizado e direcionado.
Salvar preferências
Close

Luisa Strina Mailing List

Inscreva-se

Para receber em primeira mão novidades a respeito da nossa exposições, viewing rooms, eventos e notícias, inscreva-se na nossa Newsletter.
SIGNUP

* denota campos obrigatórios

We will process the personal data you have supplied to communicate with you in accordance with our Políticas de Privacidade. You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.