Luisa Strina
Skip to main content
  • Menu
  • Home
  • Artistas
  • Exposições
  • Vídeos
  • viewing rooms
  • Sobre
  • PT
  • EN
Menu
  • PT
  • EN

Artworks

Open a larger version of the following image in a popup: Caetano de Almeida, Loggia, 2024

Caetano de Almeida N. 1964, Campinas, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil

Loggia, 2024
acrílica sobre madeira
[acrylic on wood]
145 x 194 x 5 cm
57 1/8 x 76 3/8 x 2 in
21854
© artista [the artist]
Enquire
%3Cdiv%20class%3D%22artist%22%3ECaetano%20de%20Almeida%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22title_and_year%22%3E%3Cspan%20class%3D%22title_and_year_title%22%3ELoggia%3C/span%3E%2C%20%3Cspan%20class%3D%22title_and_year_year%22%3E2024%3C/span%3E%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22medium%22%3Eacr%C3%ADlica%20sobre%20madeira%3Cbr/%3E%0A%5Bacrylic%20on%20wood%5D%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22dimensions%22%3E145%20x%20194%20x%205%20cm%3Cbr/%3E%0A57%201/8%20x%2076%203/8%20x%202%20in%3C/div%3E
Em Loggia (2024), utilizando caixas de feira de madeira e tinta rosa neon, Caetano apresenta uma sátira renascentista: a loggia, tradicional espaço arquitetônico coberto e vazado, que serve como transição entre interior e exterior, com seus marcantes eixos verticais das colunatas, aparece reinterpretada como uma palafita improvisada. Golpes desalinhados talham a madeira bruta, contrastando com o artificialíssimo rosa neon que colore seus versos. A agilidade e a rusticidade das caixas de feira enfrentam o capricho arquitetônico das arcadas renascentistas, enquanto o chamativo rosa neon ilumina seus corredores sóbrios e modulares. Por estarem no verso das faces frontais, esses corpos cromáticos não são diretamente visíveis, mas atuam como objetos reflexivos, aproximando-se de uma fonte de luz ativa. É esse “quase” que fascina Caetano: o quase modular, o quase volumétrico, o quase ordenado, a quase atividade de um objeto passivo. O apreço pela ambiguidade, aqui sintetizada pelos comportamentos luminosos a partir do reflexo do plano pintado, encontra similar atravessamento histórico nas Atmosferas cromoplásticas do argentino Luis Tomasello (1915-2014), expoente da arte cinética latino-americana. -------- In Loggia (2024), using wooden market crates and neon pink paint, De Almeida delivers a Renaissance satire. The loggia—a traditional architectural space, covered yet open, transitioning between interior and exterior with its distinctive vertical colonnades—is reimagined as an improvised stilted structure. Rough, uneven cuts carve into raw wood, contrasting sharply with the highly artificial neon pink that colors the inner surfaces. The rustic agility of the market crates clashes with the architectural caprice of Renaissance arcades, while the striking neon pink casts an unexpected light onto their sober, modular corridors. The neon paint, hidden on the reverse side of the crates' frontal planes, is not directly visible but acts as a reflective element, approximating an active light source. This "almost" quality captivates De Almeida: the almost modular, the almost volumetric, the almost ordered, the almost activity of a passive object. This fondness for ambiguity, epitomized by the luminous behaviors emerging from the painted reflections, echoes a historical dialogue with the Chromoplastic Atmospheres of Argentine artist Luis Tomasello (1915–2014), a key figure in Latin American kinetic art.
Leia mais

Exposições

2024 Parla, Luisa Strina, São Paulo
Anterior
|
Próximo
534 
de  544

Rua Padre João Manuel, 755

São Paulo, Brasil

 

segunda a sexta, 10h—19h

sábado, 10—17h

Contato

+55 11 3088–2471

contato@luisastrina.com.br

 

Políticas de Privacidade

Youtube, opens in a new tab.
Instagram, opens in a new tab.
Join the mailing list
Artsy, opens in a new tab.
Gerenciar cookies
Copyright © 2025 Luisa Strina
Site produzido por Artlogic

Este site usa cookies
Este site usa cookies para ajudar a torná-lo mais útil para você. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa Política de Cookies.

Gerenciar cookies
Accept

Preferências de cookies

Check the boxes for the cookie categories you allow our site to use

Cookie options
Requerido para o funcionamento do site e não pode ser desativado.
Melhore sua experiência no site armazenando as escolhas que você faz sobre como ele deve funcionar.
Permita-nos coletar dados anonimizados de uso para melhorar a experiência em nosso site.
Permita-nos identificar nossos visitantes para que possamos oferecer marketing personalizado e direcionado.
Salvar preferências
Close

Luisa Strina Mailing List

Inscreva-se

Para receber em primeira mão novidades a respeito da nossa exposições, viewing rooms, eventos e notícias, inscreva-se na nossa Newsletter.
SIGNUP

* denota campos obrigatórios

We will process the personal data you have supplied in accordance with our privacy policy (available on request). You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.