Luisa Strina
Skip to main content
  • Menu
  • Home
  • Artists
  • Exhibitions
  • Videos
  • viewing rooms
  • About Gallery
  • PT
  • EN
Menu
  • PT
  • EN

Artworks

Open a larger version of the following image in a popup: Thiago Honório, Bala, 2015 / 2017 Imagem Name: webThiago_Honorio_SESC_Frestas-21@EdouardFraipont.jpg

Thiago Honório b. N. 1979, Carmo do Paranaíba, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil

Bala, 2015 / 2017
boneco-bandeja de doces de aniversários dos anos 1970 em escala natural 1:1; balas de coco embrulhadas em papel de bala rococó em cores sortidas
1,80 m x 30 cm
2/3
19117
© artista [the artist]
versão tamanho humana da obra 14510 Bala consiste num baleiro construído em escala natural, cujo corpo – que toma como referência um boneco-bandeja de mesas de aniversário infantis durante os chamados “anos de chumbo”, 1964-85 – é formado por bandejas elípticas de madeira e metal recheadas de balas de coco, embrulhadas em papel de balas rococó de cores sortidas. Em alguma medida, a pirueta semântica do título deste breve texto está contida no trabalho e o anima (a palavra coco, por exemplo, de certo modo está contida na palavra rococó, sem o acento agudo). As mãos do boneco foram esculpidas em escala humana natural; sua indumentária é constituída por tules e fitas – os babados da gola e das mangas – e pelos papéis rococó que embalam as balas que o revestem. Trata-se de uma pantomina patética e imóvel, que pode ser vista e comida pelo público. Menciono uma passagem de Fábio de Souza Andrade sobre a peça Fim de partida, de Samuel Beckett (1906-1989), que inspirou a realização deste trabalho: “Há também a linhagem dos clowns que trazem a corda bamba junto ao chão e se ocupam de exibir os limites humanos projetando luz sobre a falha e o fracasso” 1 ; e, também, a lembrança do que me ensinou Denise Stoklos, em 2003: “O palhaço é aquele que ri da insuficiência humana”, ao que eu acrescentei: a começar pela sua autoinsuficiência. Bala foi concebido em 2014 e produzido entre 2016 e 2017, em meio ao cenário apocalíptico do pós-golpe contra o governo Dilma Rousseff (2011-2016), e apresentado no âmbito da mostra Trienal Frestas: Entre acontecimentos e pós-verdades, no SESC Sorocaba, em Sorocaba, SP, em 2017. Em Bala, interessou-me, também, ver o trabalho acontecendo no corpo do outro, sendo introduzido no corpo do público espontâneo, na boca dele, antropofagicamente devorado, desembalado, mordido, mastigado, degustado, saboreado, comido2 ; as costelas aparentes do baleiro-palhaço de 1,80 m de altura, as bandejas que constituem seu corpo, reviradas, remexidas, com balas sobrando somente na “panturrilha” e nos “ombros”; e, ver também, os papéis de embrulho rococó do doce nos cestos de lixo ou nos arredores do SESC Sorocaba. Penso no clown como aquele que ri da insuficiência humana – como me ensinou Denise Stoklos –, a começar pela sua própria. Penso nas imagens de vestir, no baleiro de festas dos anos 1970 brasileiros que tomei como matriz para a construção de Bala, reconstruído agora em escala 1:1, e no quanto ele atesta seu inacabamento a partir da decrepitude física, do corpo de bandejas fisicamente mutilado do boneco. Seu esqueleto aparente denuncia bandejas elípticas vazias que constituem um ser inanimado, imóvel, descontínuo, em constante estado de negação na medida em que vai ao encontro dos corpos de outrem, continuamente fundindo-se a eles e se encontrando, portanto, em constante processo de transformação. Num trabalho que também fala de falta, lacuna, ausência, que bom que foi – e é – poder presenciar isso. Thiago Honório, agosto de 2017. 1 ANDRADE, Fábio de Souza. “Matando o tempo: O impasse e a espera”. In: BECKETT, Samuel. Fim de partida. São Paulo: Cosac Naify, 2002. 2 Tive o privilégio de ver as balas de coco sendo desvestidas do papel rococó pelo público. Pude vê-lo comendo a obra e, de algum modo, sentir a vibração do trabalho no corpo de outrem.
Read More

Exhibitions

2017 Bienal Frestas, Sesc Sorocaba, Brasil
Previous
|
Next
439 
from  544

São Paulo

Rua Padre João Manuel 755
Cerqueira César 01411-001 SP BR

 

Monday to Friday 10am - 7pm
Saturday 10am - 5pm

Contact

+55 11 3088–2471

contato@luisastrina.com.br

 

Privicy Policies

Youtube, opens in a new tab.
Instagram, opens in a new tab.
Join the mailing list
Artsy, opens in a new tab.
Manage cookies
Copyright © 2025 Luisa Strina
Site by Artlogic

This website uses cookies
This site uses cookies to help make it more useful to you. Please contact us to find out more about our Cookie Policy.

Manage cookies
Accept

Cookie preferences

Check the boxes for the cookie categories you allow our site to use

Cookie options
Required for the website to function and cannot be disabled.
Improve your experience on the website by storing choices you make about how it should function.
Allow us to collect anonymous usage data in order to improve the experience on our website.
Allow us to identify our visitors so that we can offer personalised, targeted marketing.
Save preferences
Close

Luisa Strina Mailing List

Subscribe

To be the first to know about our exhibitions, viewing rooms, events, and more, sign up for our Newsletter.
SIGNUP

* denotes required fields

We will process the personal data you have supplied in accordance with our privacy policy (available on request). You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.