Cinthia Marcelle
b. N. 1974, Belo Horizonte, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo
Na Batalha de Maria, 2003/2022
saia, calcinha, impressão litográfica sobre papel, pedras portuguesas, placa de metal
[skirt, panties, lithographic print on paper, Portuguese stones, metal plate]
[skirt, panties, lithographic print on paper, Portuguese stones, metal plate]
150 x 108 cm cada [each]
59 x 42 1/2 in
59 x 42 1/2 in
20070
Copyright The Artist
Na Batalha de Maria é o título da performance realizada por Cinthia Marcelle em 2003 no contexto da Manifestação Internacional da Performance (MIP), em Belo Horizonte. Nesse trabalho, Marcelle explora sua imersão na Capoeira de Angola e conta com a participação de seu mestre João Angoleiro e família, que tocam berimbaus e atabaques durante a performance. O corpo da artista é cercado por uma pilha de pedras portuguesas, que ela retira uma a uma, arremessando-as contra a parede. Num segundo momento, Cinthia caminha em direção à parede e realiza uma bananeira, movimento em que o capoeirista apoia as mãos no chão e eleva o corpo verticalmente, e sua saia verde se vira do avesso, revelando uma calcinha cor de ouro.
A obra Na Batalha de Maria é a recordação e materialização da performance da artista. A roupa originalmente usada durante o trabalho é emoldurada e apresentada ao lado dos registros fotográficos também em moldura. Três pedras portuguesas utilizadas na performance são colocadas sobre o primeiro quadro.
Na Batalha de Maria (In Maria's Battle) is the title of a performance by Cinthia Marcelle from 2003 in the context of the Manifestação Internacional da Performance (MIP), in Belo Horizonte. In the work, Marcelle explores her immersion in Capoeira de Angola and counts on the participation of her master João Angoleiro and his family, who play berimbaus and atabaques during the performance. The artist’s body is wrapped in Portuguese stones, which she takes from the pile one by one, throwing them against the wall. Subsequently, Cinthia walks towards the wall and performs a headstand and her green skirt turns inside out, revealing a pair of gold-colored panties.
The work Na Batalha de Maria is the recollection and materialization of the artist’s performance. The clothing, originally worn during the work, is framed and presented alongside the photographic records. Three Portuguese stones used in the performance are placed on the first frame.
Exhibitions
2024 Mater, Galeria Mayoral, Barcelona, ES [Curadoria Chus Martinez]Cinthia Marcelle: Por via das dúvidas, exposição individual no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, 2022
Luisa Strina Mailing List
Subscribe
* denotes required fields
We will process the personal data you have supplied to communicate with you in accordance with our Privacy Policy. You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.