Cinthia Marcelle
b. N. 1974, Belo Horizonte, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo
R=0 [Homenagem aos secundaristas], 2022
cadeira, giz, estojo, base de madeira, fotografia instantânea e documento
[chair, chalk, case, wooden base, instant photograph, and document]
[chair, chalk, case, wooden base, instant photograph, and document]
edição de 1 + 1 PA [edition of 1 + 1 AP]
20076
Copyright The Artist
Transitando entre instalação, fotografia, vídeo, pintura, colagem e desenho, Cinthia Marcelle desenvolve seu trabalho ao redor dos sistemas de conceitos que organizam política e culturalmente o mundo. Para tanto, o dado social se faz central para que a concepção de sua obra, que conta, muitas vezes, com processos de elaboração coletivos. Levando em consideração as diferentes experiências de estar no mundo, a artista atenta ao poder de transformação social advindo da organização coletiva, seja para questionar, seja para confrontar as relações de poder.
Em 2016, uma série de levantes e ocupações de estudantes secundaristas marcou a cidade de São Paulo, procurando resistir a uma série de medidas governamentais que prejudicariam e precarizariam ainda mais o ensino público brasileiro. Marcelle acompanhou e incorporou esta luta no trabalho R=0 (Homenagem aos secundaristas) (2022), realizado no contexto de sua exposição no MASP, em 2022. Este trabalho, desdobramento de R=0 (homenagem a M.A.) (2009), apresenta uma cadeira verde (tipicamente utilizada nas escolas públicas paulistas) equilibrada sobre um punhado de giz. A artista aprendeu o procedimento com o professor e curador Michael Asbury, que, quando estudante, o realizava em sala de aula. Ao lado da cadeira, um documento a acompanha com as instruções da técnica, para quem a quiser replicar. Assim, R=0 (Homenagem aos secundaristas) enfatiza o poder da insubordinação, apontando à força que a organização política de base pode alcançar, bem como seu poder de transformação da realidade.
Exhibitions
Por via das dúvidas, exposição individual no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, 2022entre colapsos e encantamentos, exposição coletiva na Galeria ReOcupa, São Paulo, 2025
Luisa Strina Mailing List
Subscribe
* denotes required fields
We will process the personal data you have supplied to communicate with you in accordance with our Privacy Policy. You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.