Luisa Strina
Skip to main content
  • Menu
  • Home
  • Artists
  • Exhibitions
  • Videos
  • viewing rooms
  • About Gallery
  • PT
  • EN
Menu
  • PT
  • EN

Artworks

Open a larger version of the following image in a popup: Thiago Honório, Pauliceia, 2018-2024

Thiago Honório b. N. 1979, Carmo do Paranaíba, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil

Pauliceia, 2018-2024
fac-símile do livro "Pauliceia Desvairada" (1922), de Mário de Andrade; concreto, videoperformance de ação realizada na cidade de São Paulo
[facsimile of the book "Pauliceia Desvairada" (1922), by Mário de Andrade, concrete, videoperformance of an action that took place on the sidewalk of the city of São Paulo]
34 x 25.2 x 3.5 cm - incrustrado [inlaid]
13 3/8 x 9 7/8 x 1 3/8 in
21243
© artista [the artist]
Paulicéia é um trabalho híbrido formado por uma escultura de concreto construída com uma edição fac-símile do livro “Paulicea Desvairada”, de 1922, de Mário de Andrade (1893-1945) recortada; uma ação escultórica e performática realizada na Avenida São João no centro de São Paulo; um conjunto de fotografias e um vídeo que registra tal ação. O trabalho problematiza algumas noções como a de malha urbana e aquilo que mobiliza os interesses – políticos, econômicos, culturais – da vida social numa grande cidade. Apresenta, em sua evidência física, uma operação recorrente em minha produção: superfícies transplantadas a partir de procedimentos como deslocamentos, cortes e montagens. A obra toma como matéria o primeiro livro de poesia modernista brasileiro “Paulicea Desvairada”, escrito por Mário de Andrade entre 1920 e 1921, e publicado em 1992. Este livro foi escrito num cenário de mudanças de uma metrópole que encontrava-se em vias de modernização e urbanização, período que revela o processo de expansão demográfica na cidade. O livro é marcado por passeios do poeta pelas ruas da “Paulicea” desvairada – desvairada, nesse caso, quer dizer, desvario –, uma São Paulo que se desenvolvia a partir das contingências, das necessidades e do acaso, e que era apresentada pelo poeta como um palco. “As injustiças e os sofrimentos denunciados pelo poeta no seu passeio pela Paulicea” são revelados nos poemas a partir de uma crítica mordaz, em passagens ácidas e debochadas como em “Ode ao Burguês”. Há, em “Paulicea Desvairada”, um olhar crítico em relação às contradições e os contrastes complexos presentes no processo de modernização de uma das maiores cidades do mundo, descortinando de maneira burlesca, ao longo dos 22 poemas, problemas sociais. “Da adversidade, vivemos”, como encontrar o poético no risco e na violência? Como vestir de poesia uma megalópole violenta, áspera e repelente? O que é uma cidade repleta de contrastes e contradições sociais travestida de poesia? Como vestir a cidade de poesia? Como pensar na ideia de um revestimento poético a partir de superfícies significantes nesse campo minado em estado de alerta? Um losango presente na capa do fac-símile do livro “Paulicea Desvairada” foi recortado e extraído. Esse losango refere-se ao tipo de padronagem presente na roupa do arlequim, que reconstitui uma espécie de arquétipo da personagem bobo-da- corte conhecido pelas ácidas e críticas sátiras sociais que fazia. Tal losango, ainda, presente tanto na capa do livro como na malha ou veste do arlequim, também pode ser associado à ideia de mosaico, malha ou revestimento que recobre os calçamentos de grandes centros urbanos. O losango extraído será incrustrado na malha urbana em uma das ruas da cidade de São Paulo citadas no texto, a icônica Avenida São João. Um registro em vídeo e um ensaio fotográfico serão realizados registrando essa ação. Em Pauliceia foi construída uma escultura de concreto – material presente no vocabulário da cidade – na qual o livro recor- tado foi introduzido. O trabalho acontece lá e cá, cá e lá, no espaço de exposição e no “corpo” da cidade, ao trazer um pedaço físico do livro para a malha urbana e ao afixar o livro num fragmento do mosaico da cidade. Thiago Honório, julho de 2019.
Read More

Provenance


Exhibitions

2024 Thiago Honório: Leituras, Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo
Previous
|
Next
526 
from  544

São Paulo

Rua Padre João Manuel 755
Cerqueira César 01411-001 SP BR

 

Monday to Friday 10am - 7pm
Saturday 10am - 5pm

Contact

+55 11 3088–2471

contato@luisastrina.com.br

 

Privicy Policies

Youtube, opens in a new tab.
Instagram, opens in a new tab.
Join the mailing list
Artsy, opens in a new tab.
Manage cookies
Copyright © 2025 Luisa Strina
Site by Artlogic

This website uses cookies
This site uses cookies to help make it more useful to you. Please contact us to find out more about our Cookie Policy.

Manage cookies
Accept

Cookie preferences

Check the boxes for the cookie categories you allow our site to use

Cookie options
Required for the website to function and cannot be disabled.
Improve your experience on the website by storing choices you make about how it should function.
Allow us to collect anonymous usage data in order to improve the experience on our website.
Allow us to identify our visitors so that we can offer personalised, targeted marketing.
Save preferences
Close

Luisa Strina Mailing List

Subscribe

To be the first to know about our exhibitions, viewing rooms, events, and more, sign up for our Newsletter.
SIGNUP

* denotes required fields

We will process the personal data you have supplied in accordance with our privacy policy (available on request). You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.