Luisa Strina
Skip to main content
  • Menu
  • Home
  • Artistas
  • Exposições
  • Vídeos
  • viewing rooms
  • Sobre
  • PT
  • EN
Menu
  • PT
  • EN
Travessia
Alexandre da Cunha, 2 Abril - 4 Maio 2024
  • Atuais
  • Anteriores

Travessia: Alexandre da Cunha

Past exhibition
  • Apresentação
  • Installation Views
  • Obras
Apresentação
Travessia, Alexandre da Cunha

Luisa Strina tem o prazer de apresentar Travessia, exposição individual de Alexandre da Cunha na galeria. Ao reunir quatro novas esculturas e duas peças de parede, Travessia é o resultado de um novo momento na prática do artista, tensionando as capacidades de objetos funcionais entre as esferas pública e privada e marcando um atravessamento da dualidade cultural no trabalho do artista. O texto da mostra é assinado por Luisa Duarte.

 

Alexandre da Cunha utiliza elementos cotidianos em suas esculturas, que normalmente não estão associados aos códigos de arte. Por meio de manipulações, cortes e junções de objetos distintos, suas obras criam novos símbolos e significados. A trajetória e a prática do artista, que vive e trabalha entre o Reino Unido e o Brasil, estão intrinsecamente relacionadas a uma dualidade de referências adotada em seu trabalho — em que a utilização dos objetos retirados do cotidiano reflete seu caráter e uso cultural. Entre a capital britânica e São Paulo, o ato de atravessar ganha um duplo sentido: o caminho entre dois continentes – dois contextos culturais, sociais e geográficos diferentes – e, com isso, o cruzamento de uma nova fronteira em sua prática. Travessia tornou-se, assim, um movimento contínuo de transformação pessoal e profissional para o artista.

 

Ocupando a sala 1 da galeria, a mostra apresenta obras da série Mina (2024), com quatro fontes de água verticais criadas a partir da estrutura de orelhões empilhadas, esculturas que assemelham a totens e que contemplam mais de dois metros e meio de altura. Com marcas comerciais retiradas de suas superfícies, tais estruturas conformam uma longa composição coloridas. Sua base também é feita de concreto comumente usado na construção civil ou em projetos de paisagismo. Tudo é banhado pela água, que reflete o próprio objeto e reproduz a sonoridade do líquido quando entra em contato com a superfície da escultura.

 

“Gosto de pensar nos orelhões como conchas acústicas, onde várias pessoas e histórias passaram — desde ligações para familiares no interior, às declarações de amor e às discussões. Ao contrário de uma cabine telefônica, onde você entra para conversar, o orelhão representa um espaço semi privado, onde a sua fala e seu corpo são parcialmente protegidos, porém permanecem expostos e vulneráveis", conta Da Cunha.

 

Transformados, ainda que não reconheçamos os emblemáticos telefones públicos brasileiros na composição, o olhar preciso consegue observar a permanência dos grafismos, rachaduras e, especialmente, das marcas do tempo e do uso. Assim, os trabalhos de Alexandre da Cunha, que invariavelmente costumam apontar setas para diversos efeitos e reflexões, constituem – nas palavras do próprio artista – uma “arqueologia para o futuro”, feitos de vestígios de uma vida cotidiana que assumem outros formatos e funções.

 

Mina, que, de certo modo, retoma uma discussão formal entre base e escultura recorrente nas colunas de Constantin Brancusi (1876–1957), traz, ainda, um debate sobre as relações entre público e privado, uma vez que as fontes de água, evocativas do espaço público de uma praça, são trazidas para dentro do espaço da galeria. Este é um trabalho que desenvolve a pesquisa do artista com elemento cinético — neste objeto, possivelmente tido como ‘morto’ e obsoleto, a água se torna fonte de vida, em uma celebração alegórica das travessias do mundo.

 

O título da mostra, Travessia, faz referência à obra homônima, uma escultura elaborada a partir de um autorretrato fotográfico do artista. Em torno da imagem de seu busto, há um colar feito de cabo de aço e diversas bóias de pesca, dispostas em ordem crescente de tamanho. Dois ilhoses perfuram a fotografia, atravessando o colar por trás da peça. A imagem de um contexto informal de Da Cunha contrasta com o simbolismo ritualístico do colar e do próprio busto na história da arte, enquanto as boias também dialogam com a temática da água. O artista reflete sobre um paralelo que tenta celebrar todas as vulnerabilidades, entre o novo e o velho, a vida e a morte.

 

“O ato de expor a minha imagem carrega um elemento de fragilidade em si, que também conversa com a vulnerabilidade do próprio objeto — muitas vezes quebrado, rachado ou esquecido”, acrescenta. Apesar de existir uma certa camuflagem dos objetos utilizados e das reflexões profundas — formais e conceituais — estimuladas pelos trabalhos, nada é capaz de ocultar o seu senso de humor espirituoso. 

 

 

 

Leia aqui o texto curatorial de Luisa Duarte.

Partilhar
  • Facebook
  • X
  • Pinterest
  • Tumblr
  • Email
Installation Views
Open a larger version of the following image in a popup: ft [ph]: Edouard Fraipont
Open a larger version of the following image in a popup: ft [ph]: Edouard Fraipont
Open a larger version of the following image in a popup: ft [ph]: Edouard Fraipont
Open a larger version of the following image in a popup: ft [ph]: Edouard Fraipont
Open a larger version of the following image in a popup: ft [ph]: Edouard Fraipont
  • ft [ph]: Edouard Fraipont
  • ft [ph]: Edouard Fraipont
  • ft [ph]: Edouard Fraipont
  • ft [ph]: Edouard Fraipont
  • ft [ph]: Edouard Fraipont
ft [ph]: Edouard Fraipont
Obras
  • Alexandre da Cunha Mina (Vito), 2024 orelhões encontrados, bomba, água, concreto [found phone booths, pump, water, concrete] foto [photo]: Edouard Fraipont
    Alexandre da Cunha
    Mina (Vito), 2024
    orelhões encontrados, bomba, água, concreto
    [found phone booths, pump, water, concrete]
    foto [photo]: Edouard Fraipont
    Enquire
    %3Cdiv%20class%3D%22aui-table-column-0%20browse-main-list-image%20browse-artwork-image%20%20aui-image-cell%22%3E%3Cdiv%20class%3D%22aui-image%22%3E%3Cstrong%3EAlexandre%20da%20Cunha%3C/strong%3E%3C/div%3E%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22aui-table-column-2%20browse-artwork-list-details-group%20browse-item-caption%22%3E%3Cdiv%20class%3D%22_details_multiline%20standard-artwork-details%22%3E%3Cdiv%20class%3D%22title%22%3E%3Cem%3EMina%20%28Vito%29%3C/em%3E%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3E2024%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22medium%22%3Eorelh%26%23245%3Bes%20encontrados%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Ebomba%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3E%26%23225%3Bgua%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Econcreto%3Cbr%20/%3E%5Bfound%20phone%20booths%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Epump%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Ewater%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Econcrete%5D%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22medium%22%3Efoto%20%5Bphoto%5D%3A%20Edouard%20Fraipont%3C/div%3E%3C/div%3E%3C/div%3E
  • Alexandre da Cunha Mina (Aron), 2024 orelhões encontrados, bomba, água, concreto [found phone booths, pump, water, concrete] foto [photo]: Edouard Fraipont
    Alexandre da Cunha
    Mina (Aron), 2024
    orelhões encontrados, bomba, água, concreto
    [found phone booths, pump, water, concrete]
    foto [photo]: Edouard Fraipont
    Enquire
    %3Cdiv%20class%3D%22artist%22%3E%3Cstrong%3EAlexandre%20da%20Cunha%3C/strong%3E%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22title%22%3E%3Cem%3EMina%20%28Aron%29%3C/em%3E%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3E2024%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22medium%22%3Eorelh%26%23245%3Bes%20encontrados%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Ebomba%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3E%26%23225%3Bgua%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Econcreto%3Cbr%20/%3E%5Bfound%20phone%20booths%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Epump%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Ewater%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Econcrete%5D%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22medium%22%3Efoto%20%5Bphoto%5D%3A%20Edouard%20Fraipont%3C/div%3E
  • Alexandre da Cunha Mina (Veruska), 2024 orelhões encontrados, bomba, água, concreto [found phone booths, pump, water, concrete] foto [photo]: Edouard Fraipont
    Alexandre da Cunha
    Mina (Veruska), 2024
    orelhões encontrados, bomba, água, concreto
    [found phone booths, pump, water, concrete]
    foto [photo]: Edouard Fraipont
    Enquire
    %3Cdiv%20class%3D%22artist%22%3E%3Cstrong%3EAlexandre%20da%20Cunha%3C/strong%3E%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22title%22%3E%3Cem%3EMina%20%28Veruska%29%3C/em%3E%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3E2024%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22medium%22%3Eorelh%26%23245%3Bes%20encontrados%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Ebomba%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3E%26%23225%3Bgua%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Econcreto%3Cbr%20/%3E%5Bfound%20phone%20booths%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Epump%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Ewater%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Econcrete%5D%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22medium%22%3Efoto%20%5Bphoto%5D%3A%20Edouard%20Fraipont%3C/div%3E
  • detalhe de [detail of] Mina (Veruska), 2024 foto [photo]: Edouard Fraipont

    detalhe de [detail of] Mina (Veruska), 2024

    foto [photo]: Edouard Fraipont

    Enquire
    %3Cp%3Edetalhe%20de%20%5Bdetail%20of%5D%26%23160%3B%3Cem%3EMina%20%28Veruska%29%3C/em%3E%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3E2024%3C/p%3E%3Cp%3Efoto%20%5Bphoto%5D%3A%20Edouard%20Fraipont%3C/p%3E
  • Alexandre da Cunha Encruzilhada, 2024 metal, incensos [metal, incenses] 120 x 120 x 3 cm [47 1/4 x 47 1/4 x 1 1/8 in] foto [photo]: Edouard Fraipont
    Alexandre da Cunha
    Encruzilhada, 2024
    metal, incensos
    [metal, incenses]
    120 x 120 x 3 cm
    [47 1/4 x 47 1/4 x 1 1/8 in]
    foto [photo]: Edouard Fraipont
    Enquire
    %3Cdiv%20class%3D%22artist%22%3E%3Cstrong%3EAlexandre%20da%20Cunha%3C/strong%3E%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22title%22%3E%3Cem%3EEncruzilhada%3C/em%3E%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3E2024%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22medium%22%3Emetal%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Eincensos%3Cbr%20/%3E%5Bmetal%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Eincenses%5D%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22dimensions%22%3E120%20x%20120%20x%203%20cm%3Cbr%20/%3E%5B47%201/4%20x%2047%201/4%20x%201%201/8%20in%5D%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22dimensions%22%3Efoto%20%5Bphoto%5D%3A%20Edouard%20Fraipont%3C/div%3E
  • detalhe de [detail of] Encruzilhada, 2024 foto [photo]: Edouard Fraipont

    detalhe de [detail of] Encruzilhada, 2024

    foto [photo]: Edouard Fraipont

    Enquire
    %3Cp%3Edetalhe%20de%20%5Bdetail%20of%5D%3Cem%3E%20Encruzilhada%3C/em%3E%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3E2024%3C/p%3E%3Cp%3Efoto%20%5Bphoto%5D%3A%20Edouard%20Fraipont%3C/p%3E
  • Alexandre da Cunha Travessia (Amuleto I), 2024 impressão fotográfica, bóias de pesca, cabo [photo printing, fishing buoys, cable] 162 x 80 x 11 cm [63 3/4 x 31 1/2 x 4 3/8 in] foto [photo]: Edouard Fraipont
    Alexandre da Cunha
    Travessia (Amuleto I), 2024
    impressão fotográfica, bóias de pesca, cabo
    [photo printing, fishing buoys, cable]
    162 x 80 x 11 cm
    [63 3/4 x 31 1/2 x 4 3/8 in]
    foto [photo]: Edouard Fraipont
    Enquire
    %3Cdiv%20class%3D%22artist%22%3E%3Cstrong%3EAlexandre%20da%20Cunha%3C/strong%3E%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22title%22%3E%3Cem%3ETravessia%20%28Amuleto%20I%29%3C/em%3E%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3E2024%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22medium%22%3Eimpress%26%23227%3Bo%20fotogr%26%23225%3Bfica%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Eb%26%23243%3Bias%20de%20pesca%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Ecabo%3Cbr%20/%3E%5Bphoto%20printing%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Efishing%20buoys%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3Ecable%5D%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22dimensions%22%3E162%20x%2080%20x%2011%20cm%3Cbr%20/%3E%5B63%203/4%20x%2031%201/2%20x%204%203/8%20in%5D%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22dimensions%22%3Efoto%20%5Bphoto%5D%3A%20Edouard%20Fraipont%3C/div%3E
  • detalhe de [detail of] Travessia (Amuleto I), 2024 foto [photo]: Edouard Fraipont
    detalhe de [detail of] Travessia (Amuleto I), 2024
    foto [photo]: Edouard Fraipont
     
    Enquire
    %3Cdiv%20class%3D%22title%22%3Edetalhe%20de%20%5Bdetail%20of%5D%3Cem%3E%20Travessia%20%28Amuleto%20I%29%3C/em%3E%3Cspan%20class%3D%22comma%22%3E%2C%20%3C/span%3E2024%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22title%22%3Efoto%20%5Bphoto%5D%3A%20Edouard%20Fraipont%3C/div%3E%3Cdiv%3E%26%23160%3B%3C/div%3E

Artista relacionado

  • Alexandre da Cunha

    Alexandre da Cunha

Back to Past exhibitions

Rua Padre João Manuel, 755

São Paulo, Brasil

 

segunda a sexta, 10h—19h

sábado, 10—17h

Contato

+55 11 3088–2471

contato@luisastrina.com.br

 

Políticas de Privacidade

Youtube, opens in a new tab.
Instagram, opens in a new tab.
Join the mailing list
Artsy, opens in a new tab.
Gerenciar cookies
Copyright © 2025 Luisa Strina
Site produzido por Artlogic

Este site usa cookies
Este site usa cookies para ajudar a torná-lo mais útil para você. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa Política de Cookies.

Gerenciar cookies
Accept

Preferências de cookies

Check the boxes for the cookie categories you allow our site to use

Cookie options
Requerido para o funcionamento do site e não pode ser desativado.
Melhore sua experiência no site armazenando as escolhas que você faz sobre como ele deve funcionar.
Permita-nos coletar dados anonimizados de uso para melhorar a experiência em nosso site.
Permita-nos identificar nossos visitantes para que possamos oferecer marketing personalizado e direcionado.
Salvar preferências
Close

Luisa Strina Mailing List

Inscreva-se

Para receber em primeira mão novidades a respeito da nossa exposições, viewing rooms, eventos e notícias, inscreva-se na nossa Newsletter.
SIGNUP

* denota campos obrigatórios

We will process the personal data you have supplied in accordance with our privacy policy (available on request). You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.