Desde meados dos anos noventa Alessandro Balteo Yazbeck desenvolveu uma prática híbrida que incorpora as atividades de um pesquisador, arquivista, historiador e curador. Trabalhando através de vários meios, suas obras se assemelham formalmente ou incorporaram obras de outros artistas, sublinhando noções de autoria e autoridade cultural. Suas narrativas entrelaçadas são motivadas por questões sócio-políticas que envolvem lacunas no conhecimento coletivo ou informações falsas no registro público, muitas vezes, enfocando a importância da propaganda como uma estratégia política. Autoridade é um tema recorrente, especialmente autoridade cultural. Em suas obras, ele tem como objetivo revelar as estratégias e motivações políticas do trabalho no mundo, analisando as dinâmicas de poder e propaganda na história moderna e estética.


Exposições recentes incluem: All the Lands from Sunrise to Sunset, Galerie Martin Janda, Viena, Austria (2020); Instrumentalized, Carmen Araujo Arte, Caracas, Venezuela Instrumentalized, Green Art Gallery, Dubai, UAE (2018); Autocratic Nostalgia: Venezuelan Contemporary Landscapes, Henrique Faria, Nova York (2017); Electoral Autocracy (Venezuelan Case), Galerie Martin Janda, Viena, Austria (2016); Diplomatic Entanglements, Rochester Art Center – Minnesota (2015); New Territories, Museum of Art and Design, New York (2014-2015); Beyond the Supersquare, Bronx Museum of the Arts, New York (2014); 12 Cuenca Biennale, Cuenca, Ecuador (2013).


Coleções das quais seu trabalho faz parte incluem: Tate, London; the Harvard Art Museum, Cambridge; Phoenix Art Museum, Arizona; The Bronx Museum of the Arts and El Museo del Barrio, New York; Museu de Arte Moderna de São Paulo; as well as in major private collections including Colección Patricia Phelps de Cisneros, New York; Kadist Art Foundation, San Francisco; Cisneros Fontanals Art Foundation, Miami; Colección Charpenel, Guadalajara, Mexico.